quarta-feira, 27 de abril de 2016

Teste de Pisada e Baropodometria, para que serve?

O exame de  BAROPODOMETRIA é conhecido  também como TESTE DE PISADA.
A Baropodometria Computadorizada é um teste que usa alta tecnologia. Uma plataforma que possui  milhares de micro sensores de pressão que avalia a distribuição do peso do seu corpo em cada pé e relata quais são os pontos de maior sobrecarga nas plantas do pés.
Esses dados são passados para o computador que gera uma imagem completa e colorida da sua pisada, o que permite diagnosticar com exatidão se algo está errado com seu tipo de pé, pisada e postura e  se isto é um fator causal para o aparecimento de patologias ortopédicas.
De forma estática e dinâmica este exame permite avaliar o seu tipo de pé e a distribuição de cargas corporais, angulações e rotações de joelhos, quadris  e coluna vertebral.  Muitas patologias como desgastes (artroses) , hérnias de disco, tendinites, fascites, esporão, desvio de coluna (escoliose)  podem ter sua origem no erro de pisada e o mal alinhamento corporal e postural que ela gera. Outra informação valiosa é avaliação do seu equilíbrio corporal chamado de Estabilometria, que permite avaliar o centro de gravidade do corpo durante o teste dinâmico e a sua estabilidade corporal.  A  ESTABILOMETRIA é  uma avaliação objetiva dentro do exame de baropodometria , que permite analisar o  funcionamento do controle postural, diagnosticar instabilidades corporais ou isoladas que geram dor nas articulações pelo gasto excessivo de energia para manter a postura em equilíbrio. Estes achados permitem investigar disfunções, as quais podem gerar dores na coluna vertebral, quadris, joelhos, tornozelos e pés.
A partir destes diagnósticos e informações é possível realizar a montagem de Palmilhas , que podem ser POSTURAL (corrigindo alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade física)

Para que serve a Baropodometria ? Indicações.

•  Identifica alterações na sua maneira de caminhar e correr 
•  Auxilia na  prescrição  correta de exercícios corretivos e preventivos 
•  Diagnostica o seu tipo de pisada e postura  de forma ESTÁTICA e DINÂMICA, direcionando a confecção de uma palmilha postural sob medida.
•   Identifica o calçado correto para o seu tipo de pisada, já que fornece dados totalmente individualizados e extremamente confiáveis, favorecendo um resultado mais positivo e eficaz. 
•   A baropodometria serve para quantificar e avaliar com maior precisão o tipo de pisada e as alterações que as doenças que envolvem os pés causam na marcha do paciente.
•   Tipo de Pisada:  Avaliação da pisada neutra, pisada pronada (pé chato, pé plano) ou pisada supinada (pé cavo, pé alto).
•   Calosidades:  Determina as áreas de maior pressão e correlaciona com possíveis calosidades plantares.
•   Dor plantar:  Avaliação de metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé).
•    Áreas de risco (Diabetes):  Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.
•   Alterações Anatômicas:  Avaliação de traumas, amputações e deformidades congênitas do pé que causam transtornos por alterações do apoio e da marcha..
•  Avaliação de Tratamentos:  Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).

Dicas:
Cuidado com os exames realizados em lojas de calçados. Procure um profissional habilitado nesta área com devida certificação para realização deste exame.  Ele terá condições para realizar uma avaliação criteriosa de todos os parâmetros citados neste texto.


Luiz Fernando Sola – Fisioterapeuta especialista em Podoposturologia, Posturologia, Baropodometria e Palmilha Postural

Nenhum comentário:

Postar um comentário