segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Esporão de Calcâneo - Especialista orienta como tratar com Palmilha Postural


O osso de maior tamanho na estrutura óssea do pé é o calcâneo. Ele suporta todo o peso do nosso corpo, sofrendo, dessa maneira, um impacto intenso e constante.  Microtraumatismos no osso calcâneo associada a má pisada, podem levar à formação do esporão. 
O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo que aparece com o tempo (na sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles.
Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar afeta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. E, caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenômeno é o que leva à formação dos esporões. Pessoas com alterações de pisadas, curvatura dos pés acentuada,  sobrepeso ou que trabalham em pé, caminham ou correm  por muito tempo,  têm forte tendência a apresentar o problema.

Como tratar através da Análise da Pisada

Saber o que ocasionou a formação do esporão é o fator principal para o sucesso do tratamento. Luiz Sola, fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estuda da Postura e Pé do Instituto Krion, diz : Compreender o funcionamento do pé do paciente com queixa de dor,  é o primeiro passo para o tratamento dar certo. Ele relata que andar é uma das primeiras capacidades que desenvolvemos e com o tempo o pés podem sofrer modificações. A forma como pisamos, tipo de pé e postura, pode alterar o modo como recebemos esses impactos, e se estiverem mal alinhados podem sobrecarregar músculos, tendões e a estrutura óssea,  provocando a formação do esporão e dor.
Mapear em detalhes como é o seu pé e como está o alinhamento corporal do seu corpo é o que mostra o moderno exame computadorizado chamado Baropodometria.
Os dados são captados a partir de uma plataforma onde o paciente faz a caminhada. Sensores registram o formato do seu pé e as diferentes pressões que ele recebe quando está parado ou em movimento. A partir destes dados,  conseguimos identificar  se a formação do esporão está relacionado a má pisada.   Através deste estudo como forma de tratamento,  Luiz Sola confecciona uma Palmilha Postural Personalizada que é leve, macia e fina. Podem ser esportivas para quem pratica atividade física e para pessoas de idade.
O objetivo da utilização da Palmilha Postural  é reduzir o pico de pressão da pisada e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar corretamente. Ela irá reprogramar sem sofrimento toda a sua pisada, levando conforto e bem estar ao seus pés.
Quer saber mais sobre nosso tratamento ? Agende a sua análise. Tel (15) 3211.2393 / 3211.5198

Luiz Fernando Sola - Baropodometria / Podoposturologia / Palmilha Postural

Acesse nosso site
http://www.institutokrion.com.br/baropodometria-e-palmilhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário