sexta-feira, 15 de junho de 2012

Palmilha Postural - Teste da Pisada






Palmilhas de Tratamento
Personalizadas / Conforto / Ortopédicas / Esportivas /Caminhada, Corrida / Correção da Postura e Pé

Este conceito de tratamento através do uso de palmilha postural se baseia na prescrição utilizando os princípios da Podoposturologia e da neurofisiologia da postura humana. As Palmilhas Posturais são confeccionadas a fim de realizar uma reprogramação postural através de elementos ou barras de EVA que serão dispostas em lugares estratégicos para reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar.


Podoposturologia
A Podoposturologia é uma especialidade onde o Fisioterapeuta estuda as alterações da postura corporal através da análise dos pés. Tem como objetivo promover a correção de variáveis posturais do pé, joelho, quadril e coluna através do uso de palmilha.


A palmilha Postural
Após avaliação clínica postural e a realização de um exame computadorizado dos pés chamado Baropodometria, as palmilhas posturais são confeccionadas de acordo com a individualidade da pessoa, da postura corporal, tipo de pisada e pé. Tratam a causa dos problemas através dos pés, promovendo uma Reprogramação Postural Global.
Elas podem ser do tipo básica, conforto ou esportiva. As do tipo básica são destinadas para a correção postural sem que o indivíduo apresente patologias relacionadas com os pés. A do tipo conforto são mais indicadas quando o indivíduo apresenta patologias nos pés. A esportiva tem uma função mais de propiciar características relacionadas com absorção de impacto e propulsão na marcha.


Palmilhas Esportivas
Um novo conceito e um novo design. São desenvolvidas e direcionadas para o futebol, tênis, golfe, basquete, voleibol, corrida, caminhada. As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar joelho quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove um aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas.
As palmilhas esportivas apresentam duas características bastante importantes: a) são composta de material absorvedor de impacto denominado Plactel b) material que apresenta características de propulsão durante a marcha ou corrida chamada Elastenil
Baropodometria
A baropodometria computadorizada tem, por objetivo, identificar alterações biomecânicas nos pés, tanto em repouso quanto durante a marcha. Analisa a pressão plantar sobre uma plataforma composta de sensores. Com esse método, é possível reconhecer, na pisada, anormalidades que necessitem de compensação, de proteção ou uso de palmilha, assim como detectar, na marcha, problemas que sejam passíveis de correção por meio de exercícios especiais



Objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:
  • a postura do paciente em posição estática;

  • disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade;

  • divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;

  • análise dinâmica da marcha e sua distribuição de carga durante o passo;

  • pico de pressão e tempo de contato com o solo;

  • detecção das áreas de risco do pé;

  • auxílio na confecção de órteses plantares /palmilhas;

  • detectar alterações biomecânicas do pé, pelves e coluna;
  • diferença no comprimento dos membros inferiores;

Avaliação Postural
Tem como finalidade diagnosticar e organizar as lesões ascendentes que afetam a biomecânica normal dos pés, joelhos, quadril, pelve e coluna, fazendo com que o indivíduo sinta dores ou desconforto em suas atividades diárias. A avaliação é realizada através da baropodometria, e minuciosamente as alterações posturais em todo o organismo do paciente, na avaliação também verifica-se a mobilidade das dobradiças vertebrais (cervico-craneal, cervico-toracica, toraco-lombar e lombo-sacra), as alterações posturais são corrigidas com palmilhas proprioceptivas com elementos estimulatórios ativando o sistema proprioceptivo e nocireceptores, estimulando a reação do fuso neuromuscular, promovendo ajustes posturais com atuação do controle motor.


Indicações
· Dores Lombares Torácicas, Cervicais

· Alterações mecânicas: Pés Planos e Cavos, Calcâneo Varo e Valgo;- Hálux Valgo
(joanetes)
· Espondilolisteses
· Dores na planta dos pés
· Artroses
· Esporão de Calcâneo
· Metatarsalgias
· Neuroma de Morton
· Periostite (canelite)
· Fraturas de Estresse
· Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo)
· Pés Diabéticos
· Escolioses
· Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta)

Profissional Responsável pela Avaliação

Dr. Luiz Fernando Sola
Fisioterapeuta
www.institutokrion.com.br/palmilhas

Um comentário:

  1. Gostaria que o nosso ilustre facultativo me indicasse, na cidade do RJ, algum colega seu, ou mesmo clínica, com especialização em Podoposturologia, com competência semelhante à sua, para resolver os meus problemas de
    hiperlordose lombar (com anteversão da pelvis), acrescidos de pés e joelhos valgos.
    Peço a fineza de escrever para
    ivanelmarconi@hotmail.com
    O meu hotmail foi bloqueado por ação de pirataria.
    Grato.

    ResponderExcluir