sábado, 1 de outubro de 2016

Avaliação, Estudo , Análise do Exame de Baropodometria e Confecção de Palmilha Postural Personalizada


QUEM SOMOS:
O INSTITUTO KRION é um Centro em Excelência Corporal, Postural e Estética. Uma Empresa voltada à  estudos e tratamentos terapêuticos, corretivos, preventivos. Nela inclui o nosso Centro de Estudo da Postura e Pé, tendo como o profissional responsável  Dr Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta especialista em Podoposturologia, Posturologia e Baropodometria.

O QUE É PODOPOSTUROLOGIA ?
A podoposturologia é uma área da ciência da saúde onde o fisioterapeuta atua prevenindo ou tratando os transtorno do equilíbrio,  da postura e pé por intermédio de palmilhas proprioceptivas (palmilha postural). É uma metodologia com origem na escola francesa que busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.

BAROPODOMETRIA :
O exame de  BAROPODOMETRIA é conhecido  também como TESTE DE PISADA. É  um teste que usa alta tecnologia. Uma plataforma que possui  milhares de micro sensores de pressão que avalia a distribuição do peso do seu corpo em cada pé e relata quais são os pontos de maior sobrecarga nas plantas do pés.


Esses dados são passados para o computador que gera uma imagem completa e colorida da sua pisada, o que permite diagnosticar com exatidão se algo está errado com seu tipo de pé, pisada e postura, fatores preponderantes caso haja algo em desarmonia para o aparecimento de patologias ortopédicas.

De forma estática e dinâmica este exame permite avaliar o seu tipo de pé e a distribuição de cargas corporais, angulações e rotações de joelhos, quadris  e coluna vertebral.  Muitas patologias como desgastes (artroses) , hérnias de disco, tendinites, 
fascites, esporão, desvio de coluna (escoliose)  podem ter sua origem no erro de pisada e o mal alinhamento corporal e postural que ela gera.
A partir destes diagnósticos e informações é possível realizar a montagem de Palmilhas , que podem ser POSTURAL (corrigindo alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade física)   
                  
OBJETIVO DO EXAME DE BAROPODOMETRIA
• Diagnostica o seu tipo de pisada e postura  de forma ESTÁTICA e DINÂMICA, direcionando a confecção de uma palmilha postural sob medida.
·         Identifica alterações na sua maneira de caminhar e correr
•  Auxilia na  prescrição  correta de exercícios corretivos e preventivos
• Identifica o calçado correto para o seu tipo de pisada, já que fornece dados totalmente individualizados e extremamente confiáveis, favorecendo um resultado mais positivo e eficaz.
• A baropodometria serve para quantificar e avaliar com maior precisão o tipo de pisada e as alterações que as doenças que envolvem os pés causam na marcha do paciente.
• Tipo de Pisada:  Avaliação da pisada neutra, pisada pronada (pé chato, pé plano) ou pisada supinada (pé cavo, pé alto).
• Calosidades:  Determina as áreas de maior pressão e correlaciona com possíveis calosidades plantares.
•  Dor plantar:  Avaliação de metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé).
• Áreas de risco (Diabetes):  Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.
• Alterações Anatômicas:  Avaliação de traumas, amputações e deformidades congênitas do pé que causam transtornos por alterações do apoio e da marcha..
• Avaliação de Tratamentos:  Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).



         
PALMILHA POSTURAL:
As Palmilhas Posturais são confeccionadas em nosso próprio serviço. O material usado é de EVA Microperfurado  que apresentam características de leveza, variação da densidade, pouca espessura, higiene e está fundamentada na fisiologia da postura, definidos pela avaliação postural e pelo exame de Baropodometria. Por serem termo moldáveis, as palmilhas Posturais se adaptam a qualquer tipo de pé fazendo com que a distribuição de carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé melhorando e normalizando os estímulos do S.N.C (Sistema Nervoso Central) que controlam a dor, equilíbrio e postura.







                 Sem Palmilha         Com Palmilha

INDICAÇÕES PARA USO DE PALMILHA POSTURAL:

       ·         Esporão de calcâneo
·         Fascite plantar
·         Tendinites
·         Metatarsalgias
·         Neuroma de Morton
·         Alterações Posturais: Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose
·         Perna mais curta ( Discrepância de membros inferiores)
·         Alterações dos Arcos: Pé  planos (chato) , cavos
·         Calcâneo varo e valgo ( calcanhar desabado)
·         Hálux valgo  (joanete)
·         Dores na coluna vertebral ( lombar, torácica e cervical)
·         Hérnia de Disco
·         Artroses tornozelo, Joelho, quadril
·         Periostite e fraturas de estresse (canelite)
·         Condromalácia patelar
·         Pés Diabéticos
Dr. Luiz Fernando Sola
Podoposturolgia / Posturologia/ Baropodometria /Palmilha Postural
Onde encontrar: Instituto Krion de Reeducação Postural.
Av. Mário Campolim 627 - Bairro Campolim - Sorocaba SP.
Tel. (15) 3212.4700 / 32112393
www.institutokrion.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário