sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Lesões mais comuns entre os corredores

Porquê alguns atletas se machucam tanto? Fique atento!


“Ter que parar de correr!!! ” Esta é a resposta imediata de um verdadeiro corredor quando questionado qual seria hoje seu maior pesadelo…
Os benefícios decorrentes da corrida são inúmeros e facilmente perceptíveis, principalmente por aqueles que costumam praticar regularmente. Contudo, nem tudo são flores na vida de um corredor… a presença de lesões músculo-esqueléticas representa sem sombra de dúvida o maior dos malefícios; sendo apontada como a principal causa de afastamentos e interrupções da prática.
Nos dias de hoje cresce o número de praticantes de corrida de rua, que deixa de ser apenas praticantes de atividade física controlada e moderada, tornando-se atletas amadores, com preparação e treinamento muitas vezes bem próximo ao de atletas de elite.
Lesão na corrida é um assunto bastante complexo. 
Mas então, porque o corredor se machuca?

O corpo humano é uma máquina complexa e as lesões têm origens múltiplas. Elas podem
estar associadas a questões do próprio indivíduo — como anatomia, biomecânica, tipo de pisada, nutrição, parte hormonal, nível de fadiga, hidratação e parâmetros bioquímicos  e também a fatores relacionados ao treinamento — como volume, intensidade, periodização,
tipo de superfície e equipamentos  além do clima. “É muito difícil caracterizar um, dois ou três geradores de lesão. O que existe é uma combinação de vários fatores” que deve ser investigado para descobrir o fator causal, destaca Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion.

Cerca de 60 a 70% das lesões de corrida podem ser prevenidas se forem realizadas  uma programação adequada de treinamento e prevenção. Avaliação Funcional e Postural associada ao  Estudo do Pé e Pisada são fatores importantes para detectar se tem alguma alteração que possa potencializar o aparecimento de lesões.  Acessórios como tênis adequado,  além de um acompanhamento nutricional são necessários. Por isso, ressalto sempre a importância de se ter por perto profissionais especializados em avaliar os fatores de riscos relacionados à prática da corrida.

Algumas das lesões mais comum em corrida:
Fascite Plantar: Inflamação de estrutura de sustenção da planta dos pés que se estende do calcanhar aos dedos, passando pelo arco plantar.
Metatarsalgia: Dor na região anterior dos pés, que surge principalmente na fase de desprendimento do pé do solo durante a corrida devido à sobrecarga mecânica da região.
Fraturas de fadiga: Também chamadas de fraturas de stress. São decorrentes de uma inadequada recuperação do tecido ósseo que constantemente é sobrecarregado pela repetição mecânica.
Tendinopatia do Calcâneo: processo crônico-degenerativo do tendão calcâneo decorrente de uma sobrecarga tensional na estrutura que liga o calcanhar à musculatura posterior da perna.
Dor patelo-femoral: Dor de origem insidiosa na patela e nos tendões próximos, decorrente principalmente por desequilíbrios dinâmicos das estruturas responsáveis pela estabilização da articulação do joelho durante a corrida.
Bursite Trocanteriana dos Quadris: Inflamação das bursa (bolsa) lateral do quadril decorrente da fricção das estruturas localizadas entre o fêmur e a musculatura lateral da coxa.
Estiramento dos isquiotibiais: Estiramento dos músculos posteriores da coxa, decorrentes de um estresse tensional na unidade músculo-tendão.

Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário