quinta-feira, 6 de julho de 2017

Você pisa corretamente ? Quais as consequências de uma má pisada ?

Quer saber porquê algumas pessoas desenvolvem dor no pé, joelho, quadril ou coluna ?

Andar é uma das primeiras capacidades que desenvolvemos, em geral antes de um ano e meio. Por ser corriqueira, por não requerer propriamente um aprendizado, a atividade muitas vezes não recebe a devida atenção. Porém, passadas mal dadas podem trazer, ao longo do tempo, sérias consequências para a saúde, como dores nos pés, pernas e na coluna. Isso ocorre basicamente porque os pés é que dão o sustento básico ao nosso corpo. Luiz Fernando Sola fisioterapeuta responsável pelo núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion explica que toda vez que caminhamos transferimos o peso de uma perna para a outra. O impacto que o pé recebe a cada passo se propaga como uma onda, dissipando-se pela canela, pela bacia, até chegar à coluna. "A forma como pisamos e o tipo de pé pode alterar o modo como recebemos esses choques, e se estiverem mal alinhados podem sobrecarregar certas articulações e tendões", afirma Luiz Sola. Quando apresentamos um desequilíbrio neste pé, toda a pisada fica comprometida e surgem uma série de compensações  e desvios ascendentes , que podem gerar  dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de várias patologias no joelho, quadril, coluna vertebral além do próprio pé.
Para se chegar a causa e tratar destes desvios e dores, é necessário realizar um estudo detalhado da sua pisada e postura.

Como identificar seu tipo de pisada e postura ?
Mapear em detalhes como é o seu pé, tipo de pisada e como está o alinhamento corporal do seu corpo. É o que mostra o moderno exame computadorizado chamado Baropodometria. Os dados são captados a partir de uma plataforma onde o paciente faz a caminhada. Sensores registram as diferentes pressões nos pés com o paciente parado ou caminhando. Os dados são enviados para a análise computadorizada que mostram pressões máximas e médias - quanto mais vermelho, maior a força; distribuição de peso entre os pés, estabilidade, equilíbrio e  tipo de pé e postura.

Bastante solicitado para crianças e adolescentes em formação e em adultos e idosos que já tenham queixa de dor, é indicado também de forma preventiva antes de iniciar uma atividade física.
Como é o tratamento
A partir deste diagnóstico e informação,  é possível realizar a montagem de uma Palmilha Personalizada de acordo com a individualidade de cada pé, que podem ser POSTURAL (corrigindo alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade física).


Elas são fabricadas com material termomoldável que molda toda a estrutura do pe. São bem leves e finas, além de serem adaptáveis na maioria dos calçados fechados.
Com tanta tecnologia podemos assim intervir precocemente tratando a causa ou prevenindo estes problemas que podem ser uma simples bolha, unha encravada, atés os desgastes nas articulações e inflamações na planta dos pés. Sola explica que este exame é realizado de preferência junto com uma avaliação postural para determinar qual  atuação preventiva e terapêutica que deverá ser indicada.
Algumas indicações: 
Alterações Posturais: Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose
Perna mais curta ( Discrepância de membros inferiores)
Alterações dos Arcos: Pé  planos (chato) , cavos
Calcâneo varo e valgo ( calcanhar desabado)
Esporão de calcâneo
Fascite plantar
Tendinites
Metatarsalgias
Neuroma de Morton
Hálux valgo  (joanete)
Dores na coluna vertebral ( lombar, torácica e cervical)
Hérnia de Disco
Artroses tornozelo, Joelho, quadril
Periostite e fraturas de estresse (canelite)
Condromalácia patelar

Luiz Fernando Sola – Fisioterapeuta especialista em Baropodometria, Podoposturologia e Posturologia

Telefone para agendamento - (15) 3212.4700 / 3211.2393
www.institutokrion.com.br

2 comentários:

  1. Queria que fizessem a gentileza de informar o endereço. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ! Estamos localizados em Sorocaba SP.
    Av. Mário Campolim 627 - Pq Campolim. Tel (15) 3212.4700 / 3211.2393
    http://www.institutokrion.com.br/baropodometria-e-palmilhas/

    ResponderExcluir