sexta-feira, 12 de maio de 2017

Pisar torto compromete articulações e geram desgaste e dor

Dores, desvios,  desgastes na articulação, contraturas musculares, enrijecimento e limitações dos movimentos. Uma simples pisada errada pode trazer problemas em diferentes partes do corpo. Por meio de neurorreceptores, a região plantar (sola) dos pés tem ligações nervosas com o cerebelo, parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e pela postura.  Com um mau posicionamento dos pés o cérebro manda informações para corpo, que vai se adaptando em busca de um melhor equilíbrio e alinhamento, porém com tempo estas mudanças podem levar a um desalinhamento e  uma maior sobrecarga em determinados pontos das articulações , tendões, músculos e ossos, levando a deformidade, inflamação, desgastes e dor relata Luiz Fernando Sola, responsável pelo núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion.

As pessoas podem verificar se pisam torto por meio da sola dos sapatos, pelas calosidades que formam no pé e se os dedos começam a deformar.
Luiz Sola destaca que qualquer pessoa pode pisar errado, mas o tratamento se torna mais fácil e rápido com as crianças. “Os músculos estão mais ativos nas crianças, então são mais fáceis de serem corrigidos”, afirma o especialista.
Fisioterapia especial chamada Podoposturologia
Para aliviar a pisada torta, as pessoas podem recorrer à Podoposturologia, uma área de estudo da Fisioterapia que utiliza estímulos neurológicos e mecânicos para tratamentos posturais através de Reprogramação Postural Global através do uso de Palmilhas Posturais confeccionadas após alguns exames e avaliações.

O problema da pisada errada pode ser detectado por meio de quatro exames indicados por um fisioterapeuta: o clínico postural, que mede o nivelamento de todo o corpo; a baropodometria estática e a baropodometria dinâmica, para avaliar o tipo de pisada; e a estabilometria estática, que analisa a oscilação corporal da pessoa.
Diagnosticado o problema, além das Palmilhas Posturais, o especialista pode indicar alguns tratamentos como RPG, Pilates e Terapia Manual de acordo com a individualidade de cada paciente.

Quer saber mais acesse nosso site


http://www.institutokrion.com.br/baropodometria-e-palmilhas/

Luiz Fernando Sola - Fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion

Nenhum comentário:

Postar um comentário