quinta-feira, 8 de junho de 2017

Baropodometria e Podoposturologia: A tecnologia aos seus Pés.

Caminhar e correr são padrões fundamentais do movimento humano. Entretanto, as alterações da marcha e as sobrecargas do corpo sobre os pés podem causar distúrbios ósseos, articulares e musculares, principalmente em praticantes de corrida. “Estes fatores também geram uma predisposição a outras disfunções, interferindo na qualidade de vida dos indivíduos, pois podem ser responsáveis por muitos processos de adaptação da pisada
 Baropodometria
A avaliação baropodométrica teve seus primeiros estudos na Universidade de Montpellier, em 1978, por meio de análise de medidas computarizadas de sistemas de pressão, para o estudo estático e dinâmico de descarga de massa plantar. O Baropodômetro Eletrônico, é um equipamento modular desenvolvido para o estudo das pressões plantares estáticas e dinâmicas, com a mais alta concepção de tecnologia. O equipamento consiste de uma plataforma barosensivel com sensores, conectada a um computador que codifica imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico, além de proporcionar gráficos estabiliométricos referente a oscilação do centro de gravidade do paciente. É um exame complementar de diagnóstico fisioterapêutico que permite avaliar as cargas dos pés em diferentes modalidades, proporcionando uma análise biomecânica e estrutural das possíveis alterações e desvios na marcha e postura. Os relatórios das análises obtidos pelo sistema geram informações que servem como embasamento para a confecção da palmilha de podoposturologia.

Já a Podoposturologia de origem francesa é um método de correção de desequilíbrios posturais, disfunções ortopédicas, tratamento de pés diabéticos e alterações da pisada. Este método de tratamento é realizado por meio de palmilhas posturais ou proprioceptivas  que usam estímulos mecânicos e proprioceptivos que são integrados ao sistema nervoso.

Luiz Fernando Sola – Baropodometria /  Podoposturologia / Palmilhas Posturais
www.institutokrion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário