quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Diga-me como andas e te direi porque sofres de dores nas costas, nos pés, joelhos e quadris.

É o que determina este moderno exame computadorizado chamado Baropodometria, que mapeia em detalhes a forma de caminhar, algo muito particular de cada indivíduo. Dependendo do tipo de marcha, com a pisada para fora, para dentro ou neutra, as conseqüências aparecem na coluna vertebral. Antes usado apenas em centros de pesquisa de biomecânica e indústrias de calçados, o teste de baropodometria chegou às clínicas de posturas e está ajudando a detectar problemas nos pés e posturais, que se refletem em dores no corpo.O equipamento tem uma plataforma onde você caminha sobre ela. Em sua superfície, sensores registram as diferentes pressões exercidas nos pés com a pessoa parada ou caminhando. Então, os dados coletados são enviados para a análise computadorizada, e mostram, por exemplo, pressões máximas - quanto mais vermelho, maior a força naquela região - e médias; distribuição de peso entre os pés e estabilidade, entre outros exames.
A análise é tão precisa que informa se o indivíduo está adernando, em milímetros. Parece um detalhe sem importância, mas pequenas diferenças ou desequilíbrio na pisada são responsáveis por aquela incômoda dorzinha crônica no pé, joelho, quadril ou coluna, diz o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola especialista em Podoposturologia e Posturolgia, que é o estudo dos pés em relação a postura. Na sua opinião, a baropodometria deve ser solicitada para avaliar, por exemplo, o pé plano (não há curvatura, a parte interna do meio do pé faz contato direto com o solo) ou cavo (a curvatura aumentada), diferenças e esporão no calcâneo, inflamação na planta do pé e na canela, tendinites; se uma perna é mais curta do que a outra, artroses e até fraturas por estresse, situação comum em praticantes de atividades física. Principalmente solicitada para crianças e adolescentes que estão em formação e em adultos e idosos  que já apresentam alguma queixa ou não. É indicada antes de iniciar uma atividade física como forma preventiva e  também como importante papel no direcionamento  no ato de confeccionar uma  palmilha postural, que são feitas de acordo com sua real pisada e tipo de pé. Durante a caminhada em percursos com desníveis (subidas ou descidas), o pé deve estar totalmente apoiado no chão, para que se tenha total equilíbrio e sustentação do corpo. Na baropodometria o fisioterapeutas conseguem avaliar as alterações posturais que interferem na mecânica da caminhada e corrida, um esporte que virou febre nas ruas do Brasil .
Para os corredores amadores e profissionais, a baropodometria ajuda muito a melhorar o rendimento. Tem muita gente correndo e se queixando de dores nas costas, nas pernas, no quadril, e acha que a culpa é do tênis, do terreno. Pode até ser, mas, às vezes, o motivo é a forma de pisar; alguma deformidade nos pés, difícil de perceber ao olho nu - comenta Luiz Sola  - Dependendo do caso são realizadas orientações e até mesmo  correções com o uso de palmilhas posturais ou uso de técnicas de manipulações e mobilizações nas áreas que apresentam alguma disfunção.


Dependendo do formato dos pés, aparecem dores, calosidades, joanetes, encurtamento de tendões, por exemplo. Ele lembra ainda que o exame é útil em casos de indivíduos que já sofreram de lesões leves e graves. Estas pessoas com históricos de cirurgias ou traumas, lesões neurológicas, fraturas entre outras  podem sofrer pequenas alterações e adaptações erradas na postura e na maneira de andar, levando num futuro a um desequilíbrio e o aparecimento de deformidades e dores.


Dr. Luiz Fernando Sola
Podoposturologia / Posturologia / Baropodometria
Tel.  (15) 3212.4700 / 3211.2393

Nenhum comentário:

Postar um comentário