segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Moderna técnica de avaliação da dor e desvios posturais através da análise dos pés.


O nosso corpo é uma engrenagem perfeita quando, após o nascimento sentamos, engatinhamos e andamos obedecendo a  lei natural dos movimentos, livres, sem interferências externas como andador, doenças genéticas, fraturas, etc.. Sem intercorrências tudo irá funcionar perfeitamente, mas infelizmente o tempo é implacável e as atribulações do dia a dia nos levam a adotar posturas e sobrecarga na nossa estrutura.  Somos obrigados a adotar posições de pé, ou seja, andar faz parte do cotidiano das pessoas.  Nosso pé é o primeiro contato do nosso corpo com o solo: por isso quando sua pisada está errada o corpo fica desequilibrado, gerando alterações posturais não só no pé, quanto no joelho, quadril, coluna vertebral chegando até as alterações na cabeça.
Uma pisada confortável auxilia muito na melhora do desempenho, porém você já deve ter reparado que muitas vezes os calçados começam a desgastar em excesso mais de um lado do que do outro e muitas vezes os desgaste continua. Talvez você não relacione sua pisada errada com uma dor localizada em outro lugar no corpo. Para solucionar estas questões surge na Fisioterapia uma área chamada Podosposturologia, que vem a ser o estudo da postura através dos pés.
Essa é uma técnica que visa realizar uma reprogramação postural muscular através de um estímulo podal por palmilhas posturais; ela busca integrar os conhecimentos entre a posição dos pés e a postura. Essa reprogramação é realizada após realização de exame clínico que consiste em uma avaliação postural, onde se analisa o alinhamento dos pés, joelhos, quadris, coluna vertebral, pescoço e cabeça. Após é realizado um exame chamado Baropodometria, também conhecido como teste da pisada,  nele é avaliado o tipo de pisada que o indivíduo possui, além da verificação da pressão adotada pelos pés no solo; o outro exame é a Estabilometria, também conhecido como Teste do Equilíbrio, onde é avaliada a oscilação estática dos pés em relação ao solo.
Com os dados obtidos nestes exames o fisioterapeuta pode prescrever, caso detecte alguma anormalidade, uma palmilha postural proprioceptiva que irá realizar essa reprogramação postural muscular. Esta palmilha tem como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Por estarem posicionadas,  entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada, na corrida ou no trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário