terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Qual a importância de ser ter uma boa pisada

A postura correta começa pelos pés.
Todo ser humano tem um centro gravitacional de equilíbrio e estabilidade, sendo os pés a base de toda sustentação e alinhamento. Desde que começamos a andar, nossos pés sofrem alterações, visando o melhor equilíbrio, regulando e coordenando a postura estática e dinâmica e alinhando nossa estrutura esquelética por meio de tendões, articulações e músculos, que passam pelo tornozelo, joelhos, quadris e coluna vertebral.
Quando apresentamos um desequilíbrio neste pé toda a  pisada fica comprometida e surgem uma série de compensações e desvios, que podem gerar  dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de várias patologias.
Como sabemos se estamos pisando errado?
Hoje existe um exame chamado de Baropodometria ou “Teste da Pisada” que analisa como  você anda, qual o tipo de pé e pisada você tem e como está sua postura em relação  aos seus pés. Este exame é indicado na fase adulta ou  partir dos 5 anos de idade. Nesta fase temos que estar atento a pisada dos nossos filhos.
Outras dicas são:
Quedas frequentes, pezinho chatos ou totalmente planos “sem a curva dos pés”, joelhos em X ou valgo “joelhos voltados para dentro”.  Dificuldade de arrumar e se adaptar a calçados, entorses frequentes do tornozelo, inflamação e dores frequentes, bolhas, calosidades, rachaduras, unha encravada, joanete, deformações nos pés  e joelhos devem ser considerados como marcas de expressão e isto quer dizer que algo está errado com seu pé e pisada.
O que causa essa pisada errada?
Existem vários fatores que podem afetar a pisada errada. Idade, fatores genéticos e hereditários como frouxidão ligamentar “pezinho mole” ou pé rígido “pé cavo”.
Luxação ou subluxação no quadril sofrida durante o parto pode comprometer todo o desenvolvimento da pisada se não for acompanhadas e corrigidas. Perna curta,  doenças neurológicas, diabéticas , vasculares, reumatologias e degenerativas como artrose,  afetam e deformam as estruturas ligamentares, musculares e óssea dos pés alterando a pisada. Uso de calçados inadequados.
Dor é um sintoma que algo está errado com seu pé.  Fatores externos como fratura, cirurgias, obesidade, uso de andador pela criança e  forçar a criança a andar precocemente são prejudiciais e causam alteração na pisada.
Como melhorar essa pisada ?
A melhor pisada é quando apresentamos um equilíbrio postural global, quer dizer uma harmonia entre o pé, joelho, quadril e coluna vertebral. Hoje temos técnicas e métodos posturais para corrigir, prevenir e equilibrar estas alterações que possam aparecer. Hoje existe cirurgias para correção caso haja alguma alteração importante na pisada. Uma Avaliação Médica para determinar se há uma patologia comprometendo seu pé e uma Avalição Postural são de grande importância. Métodos como RPG, Pilates, Palmilhas Posturais, Órteses, Osteopatia, Musculação, alongamentos, exercícios de reabilitação, fortalecimento e propriocepção  são de grande valia.
Quais os cuidados para o dia a dia ?
Primeiro, qualquer aparição nestes sinais e sintomas citados acima você deve  procurar um especialista para identificar a causa. Se o pé for o causador principal,  devemos tratar o pé,  sua pisada e consequências. Quanto mais precoce você descobrir melhor. Escolher o calçado ideal de acordo com sua idade,  profissão e atividade física são importantíssimos e isto pode ser conseguido realizando o teste da pisada chamado de  Baropodometria. Procure e opte pelo sapato mais flexível. Ficar atento a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar você a entender se está usando um sapato adequado ou não. Se perceber que o sapato está deixando o pé marcado, pode ser um sinal de que precisa mudar de calçado. Às vezes, aumentar ou melhorar a amarração já pode ser suficiente. Na hora de escolher um sapato para caminhar ou correr, é fundamental perceber se ele tem amortecedor. Andar descalço é bom porque preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis.

Dr. Luiz Fernando Sola
Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia, Posturologia, Palmilhas Posturais, Baropodometria.

www.institutokrion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário