quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Sua Postura a Passos Largos


Quer saber por que você tem dor no pé, joelho, quadril ou coluna?

Andar é uma das primeiras capacidades que desenvolvemos, em geral, antes de um ano e meio. Por ser corriqueira e não requerer propriamente um aprendizado, a atividade, muitas vezes, não recebe a devida atenção. Porém, passadas mal dadas podem trazer, ao longo do tempo, sérias consequências para a saúde, como dores nos pés, pernas e na coluna.
Isso ocorre basicamente porque são os pés que dão o sustento básico ao nosso corpo.
Toda vez que caminhamos transferimos o peso de uma perna para a outra. O impacto que o pé recebe a cada passo se propaga como uma onda, dissipando-se pela canela, pela bacia, até chegar à coluna. A forma como pisamos e o tipo de pé pode alterar o modo como recebemos esses choques, e se estiverem mal alinhados podem sobrecarregar certas articulações e tendões. Quando apresentamos um desequilíbrio neste pé, toda a pisada fica comprometida e surgem uma série de compensações e desvios ascendentes, que podem gerar dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de várias patologias no joelho, quadril, coluna vertebral além do próprio pé.
Para se chegar a causa e tratar destes desvios e dores, é necessário realizar um estudo detalhado da sua pisada e postura.
Como identificar seu tipo de pisada e postura?
Mapear em detalhes como é o seu pé, tipo de pisada e como está o alinhamento corporal do seu corpo, é a função do moderno exame computadorizado chamado Baropodometria. Os dados são captados a partir de uma plataforma onde o paciente faz a caminhada. Sensores registram as diferentes pressões nos pés com o paciente parado ou caminhando. Os dados são enviados para a análise computadorizada que mostram pressões máximas e médias; quanto mais vermelho, maior a força, distribuição de peso entre os pés, estabilidade, equilíbrio e tipo de pé e postura.
Bastante solicitado para crianças e adolescentes em formação e em adultos e idosos que já tenham queixa de dor, é indicado também de forma preventiva antes de iniciar uma atividade física.
Como é o tratamento?
A partir deste diagnóstico e informação, é possível realizar a montagem de Palmilhas Personalizadas de acordo com a individualidade de cada pé, que podem ser POSTURAL (corrigindo alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade física).
Elas são fabricadas com material termomoldável que molda toda a estrutura do pé. São bem leves e finas, além de serem adaptáveis na maioria dos calçados fechados.
Com tanta tecnologia podemos assim intervir precocemente tratando a causa ou prevenindo estes problemas que podem ser uma simples bolha, unha encravada, até os desgastes nas articulações e inflamações na planta dos pés. Este exame é realizado de preferência junto com uma avaliação postural para determinar qual atuação preventiva e terapêutica deverá ser indicada.
Algumas indicações
Alterações posturais (Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose); Perna mais curta (Discrepância de membros inferiores); Alterações dos arcos (Pé planos-chato, cavos); Calcâneo varo e valgo (Calcanhar desabado); Esporão de calcâneo; Fascite plantar; Tendinites; Metatarsalgias; Neuroma de Morton; Hálux valgo (Joanete); Dores na coluna vertebral (lombar, torácica e cervical); Hérnia de Disco; Artroses tornozelo, joelho, quadril; Periostite e fraturas de estresse (Canelite); Condromalácia patelar.

Dr. LUIZ FERNANDO SOLA
Baropodometria / Podoposturologia / Palmilha Postural

www.institutokrion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário