segunda-feira, 23 de maio de 2016

Exame de Baropodometria analisa a influência da má pisada e postura e sua relação com o aparecimento de problemas nos pés, joelhos, quadril e coluna vertebral.

Qual o critério que você tem usado para  tratar ou prevenir problemas nos pés,  joelhos, quadril ou coluna vertebral.
Como está meu alinhamento corporal e postural ? Como eu piso, ando e qual tipo de pé eu tenho ? Qual é o melhor tratamento para os meus desvios e dores ?  Como eu faço para comprar o meu  tênis para uma prática esportiva ou lazer ? É o mais bonito? O mais barato? O mais macio? Estas são perguntas comuns que recebo e as respostas  são dadas após um exame chamado de Baropodometria relata Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estudo do Pé e Postura do Instituto Krion.


Apesar de serem tão pouco lembrados, os pés são os principais órgãos de sustentação e equilíbrio do nosso corpo relata Luiz Sola. Toda vez que caminhamos transferimos o peso de uma perna para a outra. 
O impacto que o pé recebe a cada passo, se propaga como uma onda, dissipando-se pela canela, joelho ,  bacia, até chegar à coluna. 
Quando os pés apresentam algum tipo de deformidade ou “pisam” sobre o solo de maneira errada, podem causar problemas posturais que afetam as articulações ocasionando desvios e dores das mais variadas intensidades.

Saber o fator principal que causa as dores e desvios é fundamental para o sucesso do tratamento.  Para identificar como está sua pisada existe um equipamento chamado Baropodometria Computadorizada, que mensura e quantifica os picos de maiores pressões que seu pé exerce sobre o solo e,  determina qual é o tipo de pé, pisada e como  está o  seu equilíbrio corporal e postural. Através dela é que podemos identificar porque algumas patologias como Tendinites, fascites plantares, esporão de calcâneo, artroses de tornozelos e joelhos, joanetes, calosidades, bolhas , bursites trocantéricas, fraturas por stress, dores nas costas podem estar relacionadas com a maneira errada de como você pisa e anda e qual tipo de pé você tem . Após identificação se os pés estão alterados,  utilizamos uma metodologia de tratamento utilizando uma Palmilha Postural Personalizada, confeccionada após  o  resultado da Baropodometria que também chamamos de Teste da Pisada. A função principal desta palmilha é distribuir adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, devolver um maior equilíbrio muscular e uma melhor estabilidade articular em todos os segmentos dos pés joelhos, quadril e coluna. A Palmilha escolhida pode ser POSTURAL (corrigir alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade física). Elas são fabricadas com material termomoldável que molda toda a estrutura do pe. São bem leves e finas, além de serem adaptáveis na maioria dos calçados fechados.

Luiz Fernando Sola

Fisioterapeuta responsável pelo Núcleo de Estudo da Postura e Pé do Instituto Krion.
www.institutokrion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário